Contact Us

Use the form on the right to contact us.

You can edit the text in this area, and change where the contact form on the right submits to, by entering edit mode using the modes on the bottom right. 


Rio de Janeiro
Brazil

Projects

www.concertante.com.br   ACADEMIA JOVEM CONCERTANTE CHEGA AO MARANHÃO Com o apoio da Vale, projeto criado pela pianista Simone Leitão faz turnê no estado com música inédita e homenagem ao centenário de nascimento de Guerra-Peixe

www.concertante.com.br

 

ACADEMIA JOVEM CONCERTANTE CHEGA AO MARANHÃO

Com o apoio da Vale, projeto criado pela pianista Simone Leitão faz turnê no estado com música inédita e homenagem ao centenário de nascimento de Guerra-Peixe

Idealizada e dirigida pela pianista mineira Simone Leitão, a Academia Jovem Concertante faz turnê pelo Maranhão entre os dias 18 e 24 de abril. Com regência do violinista Daniel Guedes, o grupo estreia no dia 18 de abril, em São Luís, no Teatro Arthur Azevedo. Em seguida, segue para Vitória do Mearim (19/04), Itapecuru Mirim (20/04), Santa Inês (23/04) e Alto Alegre do Pindaré (24/04). Nas cidades em que a turnê irá passar, também serão realizados concertos sociais em estações de trem, asilos e hospitais para pacientes e funcionários. A Etapa Maranhão da AJC tem patrocínio da Vale por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura do Governo Federal.

 

Ao longo de um mês, o projeto organizou um processo seletivo na região para escolher 22 jovens - de até 29 anos - para compor a orquestra. Durante a turnê, os jovens selecionados recebem uma bolsa-incentivo, além de transporte, estadia e alimentação.

 

Em 2014, uma das missões da AJC é encomendar obras de compositores brasileiros para a formação da orquestra. Para a Etapa Maranhão, por exemplo, Simone encomendou a obra para piano e pequeno orquestra intitulada Forrozim, de Guilherme Bernstein. Trata-se do quinto e último movimento da Serenata de Inverno, obra composta em 2013.

 

Outra peça que faz parte do programa é Mourão, de César Guerra-Peixe. Durante todas as etapas de 2014, a AJC irá homenageá-lo pelo seu centenário de nascimento incluindo composições de sua autoria no repertório. Para Simone Leitão, tocar obras de Guerra-Peixe tem sempre um significado especial, pois ele foi patrono da sua turma de faculdade. 

 

Além das obras brasileiras, dois clássicos da música erudita serão executados: Concerto em Fá menor para piano e cordas, de Bach; e Sinfonia nº. 25, de Mozart.

 

ACADEMIA JOVEM CONCERTANTE

 

A Academia Jovem Concertante, projeto que tem direção artística da pianista Simone Leitão e regência do violinista Daniel Guedes, estreou em 2012 com uma turnê que percorreu sete estados brasileiros. O projeto é um trabalho intensivo em um repertório orquestral variado, que visa preparar o jovem músico para o seu futuro como integrante das orquestras relevantes do país, e o projeto tem no seu caráter itinerante sua segunda marca que é a de levar a música sinfônica para lugares e espaços pouco explorados por essa forma de arte no país. Além disso, existe um grande enfoque no repertório da música de câmara, onde os músicos têm a oportunidade de se apresentar em concertos didáticos. Em 2014, terceiro ano do projeto, a Academia Jovem Concertante também terá as etapas Rio, em agosto, e São Paulo, em outubro.

 

SIMONE LEITÃO

 

Com uma carreira ativa como recitalista, camerista e solista de orquestras nas Américas, Europa e Ásia, Simone Leitão é uma das mais atuantes pianistas brasileiras. A artista é conhecida por sua performance intensa, ampla capacidade técnica, forte direção rítmica e personalidade, mas também vem ganhando notoriedade por divulgar a música clássica brasileira no exterior através do projeto Brasil Classical Series e por idealizar programas culturais e sociais que “popularizam” a música erudita no Brasil, como a Academia Jovem Concertante e a Semanas Internacional de Música de Câmara do Rio de Janeiro e de Belo Horizonte.

Simone possui D.M.A. (Doctor of Musical Arts) em Piano Performance e História da Música pela Universidade de Miami (Estados Unidos), Mestrado pela Norges Musikkhögskole (Academia de Música da Noruega, Oslo) e Bacharelado em Música pela Uni-Rio. É especialista nas obras para piano e orquestra de Villa-Lobos.

 

DANIEL GUEDES

 

Considerado um dos mais importantes músicos brasileiros de sua geração, Daniel Guedes vem atuando como violinista, violista, camerista, professor e regente. Carioca, nascido em 1977, formou-se na Manhattan School of Music, onde estudou com Pinchas Zukerman e Patinka Kopec. Vem atuando como solista das principais orquestras brasileiras e em vários países do exterior. Como regente, atuou à frente de orquestras como a  OSB Ópera e Repertório, OSUSP, Sinfônicas de Campinas, Bahia, da UFRJ, Academia Jovem Concertante, entre outras. Membro do Quarteto da Guanabara e professor da UFRJ. Gravou CD com sonatas de Beethoven com Ilan Rechtman, “Impressões Brasileiras” e “Violão e violino” com Mario Ulloa.

 

PATROCÍNIO VALE

 

A Vale entende a música como uma expressão humana universal que sensibiliza, emociona, diverte e preenche a vida de significado.   Por isto, elege a música como um dos focos de sua atuação cultural, constituindo um programa capaz de consolidar seu compromisso de reconhecer, integrar e difundir valores humanos.

Serviço:

ACADEMIA JOVEM CONCERTANTE – Etapa Maranhão

Simone Leitão, piano | Daniel Guedes, regência

www.concertante.com.br

 

ENTRADA FRANCA

 

18/04 São Luís – Teatro Arthur Azevedo, 19h

19/04 Vitória do Mearim, Praça Rio Branco, 17h30

20/04 Itapecuru Mirim, Praça Gomes de Souza, 17h30

23/04 Santa Inês, Praça da Saudade, 20h

24/04 Alto Alegre do Pindaré, Praça Padre André, 20h


Semana Internacional de Música de Camara do Rio


 

Simone Leitão no ciclo de palestras Fronteiras do Pensamento

 

Em 2009 Simone Leitão recebeu um convite inusitado. Foi chamada para buscar uma integração da música de concerto com pensamento, dentro do ciclo de palestras Fronteiras do Pensamento em Porto Alegre e Salvador. Antes de cada palestra, Simone conversava com a platéia e tocava obras de seu vasto repertório, que tinham ligação com temas diversos como matemática, psicanálise ou pós-modernidade. Agora a artista retorna ao Fronteiras que chega com todo vigor em São Paulo e continua em Porto Alegre. Sempre na Sala São Paulo e Salão de Atos da UFRGS.

As datas de apresentações de Simone Leitão no Fronteiras do Pensamento 2011 são:

  • 23/5/2011 – Porto Alegre (Salão de Atos UFRGS) – Fredric Jameson
  • 25/11-2011 – Sala São Paulo – Fredric JamesonRepertório: S. Rachmaninoff – Sonata no. 2 op. 36
  • 08/08/2011 – Porto Alegre – Lech Walesa
  • 09/08/2011 – Sala São Paulo – Lech WalesaRepertório: Frederic Chopin – Estudo op. 10 no 12 e Balada no. 4 em Fá menor
  • 05/12/2011 – Porto Alegre – Orhan Pamuk
  • 06/12/2011 – Sala São Paulo – Orhan PamukRepertório: Aram Katchaturian – Poema e Toccata

Para saber mais sobre o ciclo de palestras Fronteiras do Pensamento: www.fronteirasdopensamento.com.br

 



Turnê Piano Solo – Brasil


A turnê passará por 8 cidades de 4 regiões diferentes do país.

O programa:

  • J. S. Bach – Suite Inglesa no. 3 em Sol menor
  • S. Barber – Excursions op. 20 no. 3 e 4
  • A. Ginastera – Sonata no. 1 op. 22
  • A. Mehmari (1977 -) – Grande Baião de Concerto (2011 – escrita especialmente para essa turnê)
  • S. Rachmaninoff – Sonata no. 2 (versão 1931)

Em cada cidade, além de recitais, eu terei a oportunidade de ouvir alunos locais em masterclasses. Toda a renda dos ingressos sera destinada à uma escola de música da cidade visitada.

Apoio:

Produzido por: Artematriz Soluções Culturais.

Datas e locais:

  • 10/08/2011 - Quarta Feira - Ipatinga - Teatro Zélia Olguin (USIMINAS)
  • 12/08/2011 - Sexta Feira - Brasília - Teatro Eva Hertz (Livraria Cultura)
  • 17/08/2011 - Quarta Feira - Rio de Janeiro - Espaço Tom Jobim
  • 19/08/2011 – Sexta-Feira – Paulínia - TBA
  • 24/08/2011 - Quarta Feira - Porto Alegre - Theatro São Pedro
  • 25/08/2011 - Quinta Feira - Curitiba - Capela Santa Maria
  • 01/09/2011 - Quinta Feira - Salvador - Auditório - Museu de Arte Moderna (MAM)
  • 03/09/2011 - Sábado - São Paulo - Auditório Fundação Maria Luisa Oscar Americano.